A Conferência



A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCTUR), realizará a II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, no próximo sábado, dia 17 de setembro, na Casa de Cultura, às 9h. Essa segunda edição, segue a orientação da Secretaria Nacional de Juventude que será realizada em dezembro, em Brasília.

O encontro vai tratar de temas como a relação da juventude e a democracia, participação e desenvolvimento nacional, a elaboração do Plano Nacional de Juventude e as prioridades de 2011 até 2015 e tem como temática “Juventude, desenvolvimento e consolidação de direitos”.

“Com a  Conferência Nova Iguaçu retoma a pauta da construção de políticas públicas para juventude. Fico feliz em saber que novamente  nossa cidade organiza esse importante evento." afirma entusiasmado,  o Secretário de Cultura e Turismo, Anderson Ávila, que foi protagonista  da 1ª Conferência  em 2007, quando estava Secretário de Juventude no município. 

A IIª Conferencia de Juventude será uma atividade importante para contribuir na reconstrução de politicas públicas em Nova Iguaçu. A Conferência Iguaçuana é também a primeira etapa de um processo nacional que culminará na 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em Brasília-DF em dezembro de 2011. Com a realização desta Conferência, a cidade de Nova Iguaçu assume o seu papel federativo e republicano na construção de uma política nacional de juventude em nosso país.

Temas como educação, saúde, mobilidade, cultura, esporte, lazer e infraestrutura urbana serão analisados e debatidos sob a perspectiva dos jovens, fortalecendo os valores de cidadania, pertencimento e engajamento político e social. Neste sentido, a conferência também é um espaço para intercâmbio e troca de experiências entre os mais diversos atores que participam da formulação, elaboração e implementação de iniciativas, ações e políticas direcionadas à juventude na cidade.  Estão sendo convidados a participar do processo da conferência as mais diversas redes e movimentos juvenis, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa.

A conferência pretende debater a reconstrução do Conselho Municipal de Juventude, politicas públicas para o setor e eleger delegados para Conferência Estadual de Juventude. A Coordenação da Conferência em Nova Iguaçu, esta sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, mas o Grupo de Trabalho é formado por parte do Governo, as seguintes pastas: Governo, Esporte, Educação, Assistência Social e Trabalho. Por parte da Sociedade Civil, as seguintes instituições: Com Causa, Enraizados, Pastoral de Juventude, Laboratório Cultural, Grupo Afroreggae e Cisane.
Facebook Google+ Twitter RSS