Grupo 1-Direito ao desenvolvimento integral: Educação, Trabalho, Cultural e Comunicação;
Propostas oferecidas pelos jovens.
Cultura edital para apresentação de entidades e grupos que realizam oficinas e cursos na área cultural utilizando dos espaços públicos de fomento a cultura.
Comunicação – apoio do poder publico a criação de uma radio comunitária municipal
criação de um informativo(jornal) que fale das atividades sócias dos bairros de nova Iguaçu
criação de pontos públicos de inclusão digital.
Educação - transformação das escolas publicas em espaços para apresentação e desenvolvimento de projetos comunitários e incentivar a pratica de atividades culturais relacionadas à literatura, artes plásticas, musica, dança, cinema, debates produção artística nos órgãos públicos tornando a escola um espaço amplo, democrático e de todos, e provedor de conscientização político-social de direitos e deveres, incentivar a sustentabilidade e preservação do meio ambiente dentro da escola para tornar o jovem um agente multiplicador.
Ampliação dos cursos de pré-vestibular social e das vagas para ensino técnico, criando mecanismos que garantam prioritariamente os munícipes de Nova Iguaçu. E garantir que a educação básica ofereça qualidade em capacitação dos profissionais, melhoria de infraestrutura escolar promovendo igualdade de oportunidade. Oferecer ensino de língua estrangeira.
Criar mecanismos de avaliação das escolas de ensino privado para que a educação deixe de ser tratada como mercadoria.
Apoio por parte do poder publico a discursão de um projeto de lei que garanta o acesso da população estudantil aos meios de educação, cultura, esporte, lazer e entretenimento. Democratizando o transporte publico.
Trabalho – Incentivo as empresas do município na absorção de mão de obra juvenil prioritariamente oriunda de projetos sociais governamentais ou não.
Geral- criação de um espaço no governo que tenha por missão ajudar a construir e colocar em pratica politicas publicas para a juventude juntamente com as demais secretarias do município e meios sociais organizados ou não.
Criar mecanismo de participação juvenil mais periódica e regular para juventude de nova Iguaçu envolvendo poder publico e sociedade civil para que o espaço de debate, convívio e formulação de propostas.
Grupo 2-Direito ao território: Cidade, Campo, Transporte, Meio ambiente e comunidades tradicionais;
1-Melhoria da qualidade do transporte publico passagens com preços acessíveis com qualidade e garantia de meia passagem para estudantes universitários em todos os aspectos.
2-Inclusão em todos os gêneros e formas para a juventude de âmbito cultural, social, educacional, para deficientes físicos respeitando sua identidade e necessidade, incentivando sua criatividade através de atividades transformadoras feitas pelos jovens.
3-Criar uma instituição ou organização de juventude podendo ser vinculada a uma secretaria para discussão das problemáticas de juventude e assim construir uma identidade territorial.
4-Criar mecanismo educacional e formador para que o próprio jovem possa aprender a trabalhar com a sustentabilidade ecológica, coleta seletiva, sendo ele um multiplicador dessas informações e contanto com o poder publico para recolhimento dessa coleta, transformando o lixo em luxo.
5-Para criar uma nova identidade territorial, social e politica que se faça necessária à discussão nos âmbitos educacionais (escolas, universidades) sobre temas: ética, cidadania, moral e politica.
Grupo 3-Direito à experimentação e qualidade de vida: Saúde, Lazer, esporte e tempo livre;
1º-Integração, com a comunidade local e escola, esporte, saúde e educação.
2º-Divulgação e dialogo (conscientização) com a comunidade e com parceiros sociais.
3º-Manutenção e investimentos nos espaços de lazer na comunidade.
4º-Implementação de projetos e culturais nos espaços públicos e abertos.
5º-Readiministração agregando valores.
Grupo 4-Direito a diversidade e a vida segura: Segurança, Valorização e Respeito a diversidade e direitos humanos;
1-Projetos de inserção profissional tecnológico e social nas comunidades.
2-Criação do núcleo da juventude e diversidade social que atenda toda a juventude articulando com espaços educacionais.
-Setor para que os jovens possam denunciar a violação dos seus direitos.
3-Capacitação dos educadores para trabalhar com a juventude no sentido ético, cidadão e da diversidade.
4-Criação de grupos de mediação de conflitos, através dos jovens nos espaços de educação, equipe mista-jovem, família e professores.
Grupo 5 - Direito a participação dos jovens.
Propostas oferecidas pelos jovens.
01- Recriação do conselho para juventude, sendo composto por 20 membros, 10 do Governo e 10 da Sociedade Civil, eleitos em Fórum de Entidades;
02- E que o presidente seja alguém da sociedade civil organizada e não do governo.
03- Ampliação das varias formas de cultura como a escola livre de cinema, teatro nós da baixada. Assim fazer com que os jovens tenham mais acessibilidade à cultura sem gastar muito dinheiro.
04- Criação de festivais para a descoberta de novos talentos.
05- Coordenadoria de Politicas Publicas de Juventude
Conversação dos jovens e opiniões diversas.
01-Mobilização dos jovens com mais interesse, pois os jovens buscam direitos mais não querem exerce-los como, por exemplo, o voto.
02-Montar um grupo de leitura que ofereça tipos de leituras diferenciadas aos jovens.
03-Saber como agir com jovens, pois com imposição os jovens não fazem o que se é pedido.
04- Integração de família, governo, munícipio para que haja uma influencia encima do jovem para coisas produtivas como a leitura.
05- Modo de divulgação até mesmo da própria conferencia que foi pouco divulgada. Pois com isso o numero de jovens e menores, pois poderia ser bem mais ser houvesse mais divulgação da parte dos organizadores, assim dando mais tempo para que se seja feito a divulgação para que não haja um quantitativo pequeno em uma conferencia.
06-Um atrativo para que a atenção dos jovens seja direcionada a cultura.
07- Melhorar o transporte publico, pois muitos jovens desistem de ir a escola pois muitos motoristas não param o ônibus quando se é estudante, assim como a merenda também no caso das pessoas que não tem condições de comprar o que comer.
08- Conscientizar os jovens que são importantes votar, pois tem muitas pessoas que vendem seu voto por 50 reais.